Quem acompanha o nosso blog, sabe que entre os assuntos mais relevantes aqui desenvolvidos, está a sustentabilidade. Consequentemente, o cuidado com o meio ambiente também. De fato, falamos bastante sobre esta temática, mas sempre direcionando-a às empresas e como elas podem ser socialmente responsáveis. Entretanto, não são apenas as companhias que devem ser sustentáveis. No atual cenário global, em meio ao distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de prevenção e combate à COVID-19, as residências dos funcionários se tornaram extensões das empresas, demandando que a responsabilidade sustentável de cada um seja ainda maior.
Sempre é importante reafirmar que cada indivíduo possui responsabilidade sobre o impacto que causa à natureza. Nesse sentido, vamos abordar três ações fundamentais para a preservação do meio ambiente e que são válidas tanto na vida profissional como pessoal.
Os três “r’s” da sustentabilidade
Quando pensarmos em sustentabilidade, sempre nos remeteremos ao conceito dos três “R’s”: reduzir, reutilizar e reciclar. Embora a importância da introdução deste conceito em nossas vidas deva ser quase unânime, a sua adoção na prática não é uma unanimidade. Principalmente, em razão da dificuldade que algumas pessoas encontram para implementá-la e mantê-la.
Reduzir
Analisando esta ação na área de impressão, podemos comprovar que reduzir, assim como qualquer outra tarefa, torna-se mais fácil quando está sob a responsabilidade de profissionais. Neste caso, as empresas de outsourcing de impressão, especialistas no aluguel de impressoras, estão preparadas para avaliar as necessidades específicas de cada empresa e indicar o equipamento mais adequado aos setores, conforme a sua finalidade. O intuito é evitar o desperdício de energia, insumos utilizados no equipamento e papel.
Reutilizar
Evitar a geração de resíduos é primordial e devemos ter em mente que um determinado item só é um resíduo quando ele não tem mais nenhuma utilidade. Nesse sentido, sempre devemos observar e avaliar se podemos reutilizar. No caso da impressão, por exemplo, devemos utilizar o modo frente e verso sempre que possível. Atualmente, algumas empresas exigem que, mesmo os seus contratos, sejam impressos em frente e verso para evitar o desperdício. No que se refere aos materiais que em um primeiro olhar parecem inúteis, estes, com um pouco de criatividade, podem ser reutilizados, retardando ou evitando o descarte. Consequentemente, prolongando a vida útil do material, poupando o meio ambiente. Folhas que foram impressas de um único lado e que podem se transformar em um bloco de recados. Ou em caderno de desenhos para uma criança desenhar algo bem criativo são exemplos clássicos de reutilização.
Reciclar
A reciclagem é o nosso último R. Neste ponto, já reduzimos e reutilizamos. Mas os nossos papeis, cartuchos, peças e impressoras não estão em condições para serem reaproveitados e chegou a hora de reciclar. Provavelmente, essa seja a ação mais difícil, dependendo do resíduo sobre o qual estamos falando. Quando a questão é a reciclagem de papéis, grande parte dos condomínios, comerciais ou residenciais, já fazem a separação dos materiais que são direcionados para as recicladoras. Mas quando o resíduo é um cartucho de toner, a destinação deve ser feita para recicladoras específicas desta área. Importante ressaltar que as empresas sérias de outsourcing de impressão fazem a logística reversa para coletar os itens utilizados e dão a eles a destinação correta.
A RPM Soluções em Impressão tem ciência de que a preservação do meio ambiente exige um esforço coletivo. Mas sem renunciar às posturas e iniciativas individuais que devem ocorrer nas empresas e em “home office”.