RECICLAGEM DE CARTUCHOS DE TONER E A LOGÍSTICA REVERSA
As constantes mudanças ambientais despertaram a sensibilidade ecológica e a preocupação, cada vez maior, da sociedade com a necessidade de alcançar o desenvolvimento sustentável. Por isso, contribuir com a reciclagem de cartuchos de toner é uma ação que você pode fazer e contribuir com a sustentabilidade.
A atividade de Outsourcing de Impressão ou Locação de Impressoras, também gera resíduos que não podem ser descartados sem o devido cuidado, motivo pelo qual fazem-se necessárias a logística reversa e a reciclagem.
A maioria das empresas que fornecem impressoras fazem a chamada logística reversa, sendo as responsáveis pela reciclagem do seu próprio produto. Isso quer dizer que elas vão até seus clientes, coletam os produtos que serão descartados e os direciona para a reciclagem.
Esse processo permite o reaproveitamento dos materiais, devolvendo o produto usado como matéria prima para a indústria – esse processo também é conhecido como economia circular.
COMO É FEITA A RECICLAGEM DE CARTUCHOS DE TONER?
- Coleta: A coleta pode ser feita de várias formas, a maioria das empresas que vendem impressoras oferecem um cadastro para verificar com seus clientes a periodicidade e a melhor forma da coleta ser feita, inserindo a empresa na rota de logística de recolhimento da região, algumas empresas cobram uma taxa enquanto outras oferecem esse serviço de forma gratuita.
- Direcionamento para empresas especializadas em limpeza de carcaças: As empresas que comercializam impressoras indicam um terceiro para realizar a limpeza que será feita observando a recomendação dos órgãos de inspeção, para que não cause danos à saúde de seus funcionários e para que seja dado o fim correto a estes resíduos.
- Processo de Desmontagem: Nesta fase é feita a desmontagem dos cartuchos já limpos e prontos para a reciclagem.
- Separação e classificação do material: Após a desmontagem, as peças são separadas de acordo com o material: plástico, metal, espuma. Depois são classificados (descarte, reciclagem, tipo de material, etc), levando-os para a próxima fase, e fazendo o descarte correto dos demais.
- Trituração e descaracterização do material: Nesta fase as peças tornam-se materiais reciclados prontos para se encaixarem no sistema de produção de base.
- Envio para reaproveitamento: A última fase é a de redirecionamento para a própria indústria de fabricação de cartuchos de toner. ou até mesmo para as demais indústrias que fazem uso dessas matérias primas, principalmente o plástico e o metal, que estão totalmente prontos para o reciclagem.
POR QUE FAZER A RECICLAGEM DE CARTUCHOS DE TONER?
- Evita o acúmulo de 400.000 toneladas de plástico que levariam 1000 anos para se decomporem;
- Faz reciclagem de outros materiais como metal e espumas;
- Ajuda na diminuição da emissão de carbono;
- Evita o desperdício do petróleo na fabricação de plástico;
- Assegura o descarte adequado dos demais materiais, prezando pela saúde dos funcionários que fazem o procedimento, e contribuindo para o ecossistema;
- Não contribui para o efeito estufa, pois evita a queima de polímeros e como consequência, a emissão de gás metano;
- Traz credibilidade para sua empresa através da sustentabilidade empresarial, agregando valor para seus clientes e colaboradores;
- Colabora com a economia, com inovação da economia circular e não linear;
- Responsabilidade social propagando o consumo consciente;
A logística reversa no setor de outsourcing de impressão acontece de uma maneira bem prática e com baixo custo, principalmente quando o transporte dos insumos é realizado com frota própria. A retirada das carcaças já utilizadas ocorre no momento da entrega dos toners novos. A RPM se responsabiliza por se certificar de que o descarte ou a reciclagem serão realizados da forma correta.
A reciclagem de cartucho de toner faz a diferença! Agregue valor à sua empresa e faça todo esse processo da forma mais fácil e rápida, a RPM Soluções em Impressão realiza o monitoramento dos cartuchos de toner por você.