Sustentabilidade é um tema bastante explorado em nosso blog. Principalmente, em razão da importância que ele tem para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações e por acreditarmos que todos precisam dar a sua contribuição. Portanto, vamos falar sobre a sustentabilidade digital, termo inédito por aqui e ainda desconhecido por grande parte das pessoas.
A saber, o conceito de sustentabilidade digital diz respeito à postura das empresas de tecnologia diante do desperdício energético. Define estudos, planejamentos e práticas de substituição de energias poluentes. Principalmente as que emitem dióxido de carbono, por fontes renováveis como a eólica e a solar.
Apesar da sua relevância, a discussão do tema é relativamente nova, condição que deve ser mudada, principalmente quando consideramos o impacto da transformação digital no aumento do consumo de energia.
Como o ambiente digital pode poluir o meio ambiente?
De fato, todo tipo de navegação online possui uma representação física em seus bastidores. Os servidores de computadores que armazenam os dados que compõem a internet, no-breaks, empresas cabeamento estruturado, racks, entre outros, são parte do ambiente digital. Sendo assim, alimentados pela eletricidade que, em grande parte, é proveniente de fontes de combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural. Dessa forma, pegadas prejudiciais ao meio ambiente são deixadas por onde quer que naveguemos no ambiente digital, até mesmo na nuvem.
Importância da sustentabilidade digital para as empresas
No entanto, a questão da sustentabilidade digital, com certeza, deve ser inserida na concepção, planejamento e expansão das empresas. Desse modo, para entender a importância desta medida, temos os exemplos do Google, Facebook e Apple, primeiros a assumirem o compromisso de passarem a utilizar somente energia de fontes renováveis não poluentes.
Sustentabilidade nas organizações
Só para ilustrar, o Greenpeace, uma das organizações mais empenhadas no movimento, vem desafiando grandes companhias de TI a utilizarem fontes de energia não prejudiciais ao meio ambiente. De tal forma que, um levantamento realizado pela instituição aponta que está chegando a vinte, o número de grandes empresas que também estão empenhadas na substituição de suas fontes energéticas.
Diminuindo a emissão de carbono com o outsourcing de impressão
Uma outra face importante da sustentabilidade digital é a abordagem sustentável nas áreas de TI e de Impressões em todas as empresas, independente da área de atuação. Em relação ao segundo, temos no outsourcing de impressão um importante aliado.
A RPM Soluções em Impressão oferece soluções inovadoras em gestão de outsourcing de impressão. Está presente no mercado desde 2003, sempre com o objetivo de oferecer soluções adequadas a cada cliente, considerando necessidades e particularidades.